Notícias

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Descoberta nova espécie de insecto no Algarve.

Litocampa mendesi é o nome dado à espécie do insecto descoberto pela bióloga e espeleóloga Sofia Reboleira. Com cerca de três milímetros e sem olhos nem asas, vive nas grutas do Algarve, segundo o Jornal de Notícias.
 A descoberta de Sofia Reboleira mostra um novo género de espécies de insectos até à data desconhecidas. Em declarações à agência Lusa, a bióloga e espeleóloga explica que «esta descoberta acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa, uma vez que não se conhecia nenhum dipluro (insecto) exclusivamente cavernícola em Portugal» e que, por não ter olhos nem asas, este insecto está adaptado a viver sem luz e nas profundezas de grutas. A espécie agora descoberta é «evolutivamente um precursor dos insectos actuais» que já deverá existir há milhões de anos. Esta é já a quinta descoberta de Sofia Reboleira, que anteriormente descobriu três novas espécies de escaravelhos e um pseudo-escorpião.
A nova espécie descoberta foi já descrita em artigos escritos para revistas científicas, trabalho feito em conjunto com o espanhol Alberto Sendra.
Diana Silva 10B

Sem comentários:

Enviar um comentário